
Galerinha, chegamos a mais uma impressões de Pokémon Horizons. O episódio 70 desfoca um pouquinho do objetivo principal em Kitakami para desenvolver a Tinkatink de Dot. Mas olha, não é perda de tempo não. Recomendo demais este e vou elaborar enquanto resumo os acontecimentos.
Leia também:
“Você quer marretada da Tinkatink ou tu quer porradinha de leve?”
Seguindo para o Lago Iluminado em busca da Professora Briar, os Trovonautas são surpreendidos por um Bombirdier FILHO DA PU*# que se diverte jogando coisas do céu para assustar os outros. Sério, que passarinho sacana! Ele casualmente jogou um Pineco que caiu como uma bomba e foi embora.
Bem… paciência. Depois desse inconveniente, vemos que Tinkatink de Dot encontrou uma placa de aço e como vocês sabem, ela tem essa mania de amassar tudo que é metal para fortalecer o seu martelo. É interessante notar que, desde sua última aparição lá no arco do Teste Terastal, seu martelinho aumentou de tamanho — se você pegou a dica no começo do episódio já sabe o que estar por vir.

Dito isso, o episódio é praticamente sobre a Tinkatink e o canalha do Bombirdier, este que vê a pobrezinha trabalhando em sua nova obra de arte e decide roubar a placa de metal. Então se inicia uma perseguição implacável pois a pobre da Tinkatink é um bebê chorão, porém não trouxa. Ela quer o seu pedaço metal de volta. Outra coisa interessante de notar é como a Tinkatink é hyperfocada em seu trabalho. Bombirdier estava tentando chamar atenção do Pokémon jogando Egg Bombs e ela simplesmente ignorou.

Em suma, pulando direito para o clímax, chegamos ao ninho do Bombirdier e enquanto o pássaro está distraido, Tinkatink aproveita para pegar sua placa de metal de volta e retoma ao trabalho. Enquanto isso, Dot e Quaxwell tomam como distração até que o pior cenário acontece: Há um segundo Bombirdier para atrapalhar, enquanto o outro pode se Terastalizar.

Se você não é dos jogos, em Scarlet e Violet existe um fenômeno em Kitakami em que Pokémon selvagens podem Terastalizar. O que não acontece em Paldea. Spoiler: Isso só acontece pois, no Lago Iluminado e em seus arredores existem os cristais que encontramos na Área Zero que causa a condição de Terastalização.
O melhor episódio de evolução
Enquanto Dot e Quaxwell levavam uma surra da dupla de Bombirdier, Tinkatink finalmente termina de modelar seu martelo e parte pro embate. No entanto, ele está bem mais pesado e a única forma dela conseguir sustentar o peso é evoluindo para Tinkatuff. Pasmem, isso acontece!

O mais interessante é como o episódio enfatiza a natureza de Tinkatink descrita na Pokédex de Paldea, onde ela está constantemente aprimorando seu martelo até se sentir satisfeita. Logo, ela acabou fazendo um tão pesado que só de poder levantá-lo já deu o gatilho pra evolução. Dentre todos os Pokémon secundários, o contexto da Tinkatin foi o mais bem aplicado aqui, fora que o episódio foi super divertido.
No fim, temos agora Tinkatuff, cheia de confiança e força acabando com os Bombirdier e de cara aprendendo o movimento Play Rough. Eu realmente quero que ela tenha mais tempo de tela a partir de agora para se superar e evoluir pra Tinkaton – ninguém perguntou, mas é meu Pokémon favorito em Paldea.
Eu disso que este seria o melhor episódio de evolução, certo? E talvez até seja, mas eu também me arrepiei demais com a evolução do Fuecoco pra Crocalor. Portanto, para mim estas duas estão entre as melhores dentre um episódio de evolução em Pokémon Horizons.
- Famitsu — 9/6 a 15/6, 2025 | Mario Kart World em 1° lugar nas vendas do varejo japonês pela 2ª semana consecutiva - 19/06/2025
- FANTASY LIFE i: The Girl Who Steals Time anuncia o “Update the World!” — Atualização que adiciona o modo mundo aberto roguelike e mais - 19/06/2025
- Donkey Kong Bananza | Novas informações, incluindo revelação da Pauline como parceira, transformações para DK, detalhes da jogabilidade e mais! - 18/06/2025