
Desenvolvedora: Unknown X
Publicadora: Alliance Arts
Gênero: Rítmo, Bullet Hell
Data de lançamento: 04 de Setembro, 2024
Preço: R$ 88,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Alliance Arts.
Revisão: Marcos Vinícius
Touhou DANMAKU KAGURA é um jogo rítmico lançado originalmente para plataformas mobile em 2021, sendo um título exclusivo do mercado japonês. O jogo encerrou seus serviços em 2022, mas para o bem da comunidade fã de Touhou Project, em 2024 foi lançado a sua versão “Phantasia Lost” em forma de experiência paga mais voltada para o single-player.
Uma aventura diferente
Uma das primeiras coisas que chama atenção em Touhou DANMAKU KAGURA Phantasia Lost, é o fato de que o jogo possui um Modo História com uma narrativa contada em formato de visual novel. O jogo acompanha Reimu Hakurei após despertar sem memórias em um mundo pós apocalíptico, reduzido a areia, ruínas de cidades de um mundo moderno e pequenas vilas habitadas por pessoas.
Após acordar no templo Hakurei completamente arruinado, Reimu começa a ouvir uma voz que diz que o mal que assolou aquele mundo é de responsabilidade dela, então Reimu começa a vagar pelo mundo com o intuito de desvendar o que aconteceu com aquele mundo e recobrar as suas memórias.

Touhou nunca foi uma série com foco muito extenso em lore, narrativa e construção de mundo. O mesmo se aplica a história de Touhou DANMAKU KAGURA que não consegue se fazer tão interessante apesar do esforço aparente. No jogo, várias personagens parecem um tanto quanto descaracterizadas do que é o comum em jogos de Touhou, o que talvez isso seja uma consequência da abordagem diferente no que diz respeito a história que o jogo optou a contar
Apesar disso, o jogo consegue criar uma atmosfera muito boa nos momentos narrativos. O texto somado com o visual e a trilha sonora são muito bons em passar as sensações que o momento pede.
Danmaku e Kagura
Touhou DANMAKU KAGURA possui dois modos de jogo diferentes: Danmaku e Kagura. Enquanto no modo Kagura o jogador deve pressionar as notas no tempo correto como em um jogo de ritmo convencional, o modo Danmaku se diferencia por incrementar mecânicas de Bullet Hell tipicas da série principal de Touhou ao jogo.
O modo Kagura funciona como um jogo de ritmo tradicional. O jogador possui 6 teclas e deve apertar cada tecla conforme as notas vão atingindo a barra inferior da tela. Também é possível utilizar o touch screen do Nintendo Switch tanto durante o gameplay quanto para navegar pelos menus.

Considerando que Touhou DANMAKU KAGURA é um jogo feito originalmente para plataformas mobile, é apenas natural que o jogo requeira algum tipo de adaptação por parte do jogador com um controle. No geral, não é nada impossível de se adaptar mas nas músicas mais difíceis é notável como o jogo ainda é muito mais bem otimizado para ser jogado em telas táteis, tanto no que diz respeito a navegação por menus até o gameplay em si.
A pesar de possuir 4 modos de dificuldade diferentes, Phantasia Lost é um jogo que pode ser bem desafiador em suas configurações normais. Qualquer dificuldade acima do easy talvez seja demais para aqueles que não são entusiastas do gênero e buscam apenas uma experiência casual com o jogo, visto que até mesmo no normal dependendo da música o jogador precisará apertar muitas notas rapidamente.
Vale ressaltar que no easy o jogo usa somente 4 das 6 teclas disponíveis, o que simplifica bastante a gameplay no geral. O jogo também oferece uma série de configurações diferentes que ajudam o jogador a customizar a experiencia, algo que é sempre bem vindo principalmente em jogos de ritmo. A questão da escolha de dificuldade também vai pesar bastante visto que o jogo pode ser bem punitivo no que se diz respeito a precisão de notas.
No modo Danmaku, a quantidade de notas que o jogador deve pressionar é reduzido de 6 para 4 enquanto controla a personagem de um lado para o outro ao mesmo tempo com o intuito de esquivar de projeteis lançados por um inimigo, funciona como uma espécie de luta contra chefe. O modo Danmaku é uma das características mais interessantes do jogo. No geral, é um modo extremamente divertido e extremamente estimulante, visto que muitas coisas acontecem na tela ao mesmo tempo, sendo praticamente impossível se distrair com outra coisa.

No entanto, o maior problema do modo Danmaku é que não aparenta existir qualquer sinergia entre os aspectos Bullet Hell e ritmo. A sensação que passa é de estar jogando dois jogos ao mesmo tempo simplesmente porque sim, considerando que não existe nenhuma consequência positiva ou negativa caso o jogador vá bem ou mal em qualquer uma das partes do gameplay.
O rosto de Touhou
O jogo possuí diversas opções de customização de personagem que podem auxiliar o jogador no gameplay. Uma dessas mecânicas são as mitama cards, que podem ser adquiridas baseada na pontuação que o jogador realizar em cada música. Cada mitama card possui um tipo, essa tipagem é útil principalmente nas batalhas contra chefes que também tem seus tipos com vantagens e fraquezas a tipos específicos.

Além da utilidade mecânica das mitama cards, elas também tem um aspecto decorativo muito interessante. Cada uma das cartas é ilustrada por artistas diferentes, algumas delas por artistas consagrados como Yuu Kamiya (No Game No Life) e Negi Haruba (The Quintessential Quintuplets). Também é possível escolher entre 80 heroínas da franquia Touhou, cada uma delas possui belos sprites animados em Live2D com um estilo de animação semelhante ao que é feito para fazerem vtubers se moverem.
A pesar de toda a arte de Touhou DANMAKU KAGURA ser um ponto muito positivo no jogo, algo que ainda é deixado a desejar é toda a experiência de UI/UX. Não parece que foi posto muito esmero quanto a UI do jogo se comparado com as ilustrações e sprites, o que acaba causando uma leve dissonância entre todo o visual do jogo. Isso se deve ao fato de que alguns menus são um pouco confusos de se navegar além de serem simples e sem graça demais.

No geral, Touhou DANMAKU KAGURA é um jogo com um foco muito grande em customização e farm para obter esses cosméticos, sendo possível passar diversas horas para obter todas as personagens e cards. Essa característica é com certeza uma herança do level design de jogos mobile e pode incomodar jogadores que não gostam muito de engajar com esse tipo de sistema mas por sorte nada disso é muito obrigatório.

O jogo que os fãs mereciam
Touhou DANMAKU KAGURA Phantasia Lost é certamente um jogo muito requisitado na comunidade de Touhou, considerando que parte do que faz o projeto ser tão querido por muitos é a sua trilha sonora, nada mais justo do que juntar várias produções musicais para fazer um jogo de ritmo que inova em sua gameplay apesar dos inumeros tropeços. No fim do dia, Touhou DANMAKU KAGURA se mostra um título sólido dentro de Touhou Project, sendo altamente recomendados para fãs da série que apreciem jogos musicais.
Prós
- Grande variedade de músicas da franquia Touhou;
- Várias opções de customização da experiência.
Contras
- História fraca;
- Modo Danmaku não possui sinergia entre as mecânicas;
- UI simples e sem personalidade se comparada ao resto do jogo.