
Desenvolvedora: Skydevilpalm
Publicadora: Playtonic Friends
Gênero: Corrida, Arcade
Data de lançamento: 03 de Outubro, 2024
Preço: R$ 59,99
Formato: Digital
Análise feita no PC (via Steam) com cópia fornecida gentilmente pela Playtonic Friends.
Revisão: Marcos Vinícius
Corrida é uma das ideias mais simples quando se trata de fazer um jogo. Uma competição entre X elementos correndo pelo primeiro lugar. A simplicidade pode ser um dos maiores aliados na hora de desenvolver um jogo, o que fazer com essa simplicidade é o que vai definir a qualidade do jogo no fim do dia. Victory Heat Rally usa essa simplicidade muito bem, e eu conseguiria definir ele em diversão do começo ao fim.
Encontrando seu terreno em meio aos velhos jogos de corrida arcade e os modernos jogos de kart que tem como o drift o elemento principal, Victory Heat Rally é rápido, fluído, divertido e viciante.
Rápido o bastante
O jogo revela exatamente ao que veio logo de cara, seu visual poligonal se apresenta logo na tela de título e criação de save, ele fará o possível para trazer a sensação de estar jogando um clássico da era 32-Bits. Incluindo opções de menu e a tempo de começar a jogar.
Após algumas cutscenes charmosas, logo o jogador já começa escolhendo os primeiros campeonatos, temáticos com as pistas que o jogador irá prosseguir. Então, em menos de dez minutos, o jogador já aprendeu a correr e começa sua primeira corrida, descobrindo os controles simples e suaves do jogo.
Por carregar a estética de corridas Rally, o jogo se baseia nas curvas, fazer as curvas corretamente recompensa o jogador com até três níveis de impulso, que crescem quanto mais o jogador mantém o carro em curva. As pistas são curtas e cheias de curva, portanto saber onde abusar das curvas acaba se tornando a forma de ganhar, já que a ausência de turbos da parte do jogador vai resultar em ser deixado para trás.

Para a quebra de ritmo, o modo campanha não contém apenas corridas, mas vários modos de jogo alternativo que desafiam os jogadores, servindo também como treinamentos para refinar as habilidades de curva e precisão, já que as corridas finais de cada circuito requer costume com esse tipo de jogo.
Tirar medalhas de ouro nos desafios também é a forma mais consistente de acelerar o progresso e desbloquear novos personagens, que são os previamente mencionados rivais, então se você é como eu, e o terror no volante, infelizmente para o pior, prepare-se para reiniciar.
Toda essa gameplay cativante seria muito divertida de jogar online com uma dezena de jogadores, mas infelizmente o jogo está limitado ao modo versus local, do qual infelizmente não tive a possibilidade de experimentar, mas se o jogo consegue transferir a diversão de um jogador à dois, então deve valer o tempo de chamar um amigo.
Retrogosto de polígono
O jogo mescla o uso de sprites desenhadas e cenários poligonais simples para a construção das pistas. Esses cenários são lindos, muito coloridos, passando o clima de campeonato de temporada de verão que é descrito na simples história do jogo. Do outro lado da moeda temos as sprites desenhadas dos carros, que acabam sendo bem homogêneas, e não se mesclam com todos os cenários de maneira natural, muitas vezes parecendo que estão afundando no cenário.
Mesmo com cores alternativas aos carros, o formato deles não permite uma diferença muito grande, o que torna um pouco redundante ter uma escolha tão grande de pilotos, já que eles oferecem carros e atributos para mudanças na pilotagem, mas isso pode ser modificado com alterações no próprio carro.
Esse charme low-poly também se reflete na interface do jogo, que mescla o design antigo de jogos de corrida dos anos 90 dos arcades e consoles. Os menus são simples e intuitivos, com representações visuais como os ícones de espaços de save ou dos Grand Prix.

Aumenta o rádio
Boa música, excelente música, até. Peço desculpas pela falta de cerimônia ao começar esse tópico, mas é uma das partes mais cativantes do jogo para mim. A sensação de velocidade que o jogo proporciona mesclado com a trilha empolgante de alta quantidade de batidas só torna o jogo mais viciante.
Infelizmente nem todas as pistas possuem uma trilha única, e elas podem muito bem ser repetidas em várias pistas do mesmo circuito, porém nada disso diminui a qualidade delas.
Além disso, por mais que eu consiga rasgar elogios para essa trilha sonora por horas, não posso dizer o mesmo sobre o resto da sonoplastia do jogo. A simplicidade neste caso não é aliada do jogo, e os sons dos carros são muito mais simplistas do que o ideal, o mesmo vale para os sons das derrapadas. Isso por si só já é um pouco decepcionante, mas só fica pior com os gritos dos corredores, que caso sejam golpeados após uma volta completa soltam um grito estourado e irritante. Engraçado na primeira vez, mas irritante após algumas.
Fim da corrida

Eu gostaria de ter mais o que falar de Victory Heat Rally, mas ele é exatamente o que se vende, um jogo de corrida energético e colorido. Ao ver o trailer pela primeira vez eu disse a mim mesmo: “Isso parece excelente!” e eu fico feliz da minha intuição estar correta, ele é excelente.
Melhor do que ficar satisfeito com um jogo após terminar é querer mais, nesse caso, eu quero ver mais, e quem sabe em um futuro, ver essa fórmula com um modo online e levar minhas habilidades únicas do volante para lembrar o porque eu deveria saber o meu lugar.
Apesar das sprites mesclando de forma esquisita com o cenário, nunca distrai o suficiente para me tirar do fluxo do jogo, e para compensar, a trilha sonora só fazia com que eu me esforçasse para desbloquear a próxima pista e escutar mais uma pedrada.
Caso exista um desejo de jogos de corrida velha guarda, essa é uma excelente opção.
Prós
- Gameplay viciante e veloz;
- Cenários lindos;
- Modo campanha tem bastante variedade
- Disponível em Português do Brasil.
Contras
- Sprites não se encaixam tão bem com o resto do cenário;
- Sonoplastia fraca;
- Seleção de personagens redundante.
Nota
8
- Review | Shotgun Cop Man - 30/04/2025
- Review | NEEDY STREAMER OVERLOAD: Typing of The Net - 13/03/2025
- Review | NEEDY STREAMER OVERLOAD - 07/03/2025