Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Review

Review | Worms Armageddon: Anniversary Edition

Thomas Mertens 11/11/2024

Desenvolvedora: Team17
Publicadora: Team17
Gênero: Estratégia, Comédia
Data de lançamento: 26 de setembro, 2024
Preço: R$ 89,99
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Team17.

Revisão: Marcos Vinícius

Olá, pessoal! Vamos para a review de um jogo antigo, que talvez só a galera das antigas conheça! Na verdade, Worms é um jogo bem conhecido sim, e volta e meia lança uma versão nova para tentar se relançar. Eu mesmo fiz a review do fiasco horroroso que foi Worms Rumble…

Pra ser bem honesto, Worms Armageddon não é meu jogo de Worms favorito não, eu gosto mesmo do W.M.D, que é mais simpática a vista, ao gameplay, comandos, etc., além de muitas novas atualizações e modos de jogo. Mas é bem bacana rebobinar a fita um pouco e testar uma coisa mais “tradicional”.

Minhoca Uhahahá!

Vamos só ambientar vocês. O que é Worms? Nada mais nada menos que uma ideia divertida, usando personagens caricatos e despretensiosos que são minhoquinhas indo à guerra. Viu como é simples? Mas isso não deixa menos divertido, muito pelo contrário. Talvez você conheça esse formato de outros jogos. Se você foi jovem nos anos 2010 deve conhecer Gunbound ou DDTank. Cada jogar têm seu time, e o objetivo é derrotar o time inimigo, usando armas dos mais variados tipos. 

Em Worms temos bazuca, trocação de soco, taco de baseball, bombardeiro aéreo, granada, uzi, torreta (…) ovelha atômica e granada sagrada. Percebe o quão aleatório isso é? Fora que são minhocas coloridas com bracinhos brigando entre si! É simplesmente divertido e engraçado, feito mesmo para você se divertir com os amigos enquanto bate papo e conta piadas e histórias.

Ah, vocês querem saber se têm história, roteiro e algum plot twist? Óbvio que não! O objetivo é 100% brigar e rir!

Lock and Load

Acho que é importante vocês entenderem também como é a jogabilidade. Sem muito segredo, e de forma bem resumida, toda a franquia de Worms, exceto o RUMBLE, funciona em times de 4 integrantes. Cada jogador reveza em turnos, e a cada vez reveza entre os integrantes. No turno de cada um, você pode se movimentar, pular e usar um item, que geralmente vai ser uma arma, ou um “transporte” (jetpack, corda ninja, etc). Depois de sua ação, ou de dado tempo, seu turno acaba e passa a vez.

Focando nos ataques, as armas básicas são infinitas (bazuca, granada simples, e algumas outras armas de fogo), mas temos algumas especiais que demoram X turnos para serem habilitadas, têm usos limitados, e outras que precisam ser encontradas nas lootboxes espalhadas pelo cenário (volto nisso, aguardem). Tiro teleguiado, bombardeiro, granada sagrada, ovelha, jetpack são alguns exemplos disso.

“Nossa, Thomas, mas tem mais exemplos do que alguns jogos têm de orçamento”. Sim, é isso mesmo. Seja criativo e tenha opções, faça bagunça!

Claro, não é tão simples, não basta só escolher a arma e pronto. Você deve se posicionar, andando por um terreno muitas vezes complicado, desviando de armadilhas, e se mantendo em cobertura, sem ficar muito fácil de ser atingido, daí sim mirar e atirar no inimigo.

Ataques certeiros causam mais dano, ataques mais distantes causam menos. Também há deslocamento quando um golpe te acerta, então cuidado para não ser atirado para longe e perder seu boneco por bobagem. Os mapas (terrenos do combate) são gerados aleatoriamente, e são destruídos também. Isso pode ser bom ou ruim para você, ou para o oponente, então atenção nos seus movimentos, e no seu posicionamento após o ataque.

Também temos o modo single player, que inclui o treinamento, te dando desafios com alvos, tempo e técnicas para você aprimorar suas habilidades com cada equipamento, e o modo missão, que te dá um objetivo como pegar uma caixa lá do outro lado do mapa, jogando com um Worm (ou minhoco, se preferir) só. 

Sobre o relançamento

Olha, relançar um jogo pode ou não ser bom. Geralmente, é necessário atualizá-lo, afinal, o original é de 1999, alguns de vocês talvez nem estivessem nascidos… Portar o Armageddon para o Nintendo Switch ainda é bacana, pois temos acesso ao título que realmente popularizou Worms e consolidou a franquia é sempre maneiro, mas sem fazer nenhum upgrade, chega até a ser meio triste. Pra ser honesto, acho que a única coisa nova foi o modo online usando a rede do Switch, mas  isso não é exatamente uma inovação, certo?

Cito exemplos: 

  • Só consegui jogar online uma vez, pois é muito raro ter oponentes disponíveis; 
  • Gráficos sem melhorias ou modernizações, que para os padrões atuais são um tanto “feios”;
  • Tamanho dos textos da interface sem ajuste na proporção, ou seja, tudo muito pequenininho para ler, ainda mais no modo portátil;
  • Não faz uso do touch da tela nem para navegar no menu ou selecionar armas. Seria uma melhoria muito bem vinda;
  • Não achei o mapeamento dos botões excelente não, o modo default poderia ser melhor.

Claro que isso não estraga a experiência, mas eu realmente preferia que tivessem feito algo a mais, sabe? O que hoje chamam de QoL (quality of life – qualidade de vida) nos jogos sempre é um detalhe extra bem vindo.

Não é um filme do Rambo

É isso aí, pessoal, WORMS é WORMS, e Armageddon é um título clássico, que foi bom de ter chegado ao Switch. É um ótimo jogo e muito divertido, especialmente para jogar com a galera. Fiquei sim desapontado de não conseguir jogar online, mas pensando melhor, jogar virtualmente com desconhecidos nem é o objetivo do jogo.

É uma melhoria a mais aqui ou ali seria bem vinda, melhoraria minha percepção do jogo, mas longe de ser algo crítico. Acho que pode mais ser frescura minha, mas eu gosto de coisas bonitas e polidas.

“Tio Thomas, esse final de ano vou receber meus primos pro Natal, é um bom jogo para comprar pra jogar com eles?” – Sim, é um bom jogo pra jogar com ele, mas se quiser ir um pouco além, eu pessoalmente acho o WORMS W.M.D. melhor, mas vai do seu coração. Acho que consegui passar por todos os pontos importantes do jogo, então fico por aqui! Até a próxima!

Pros:

  • Divertido;
  • Fácil de jogar;
  • Fator Party Game;
  • Criativo e espirituoso.

Contras:

  • Jogo antigo sem melhorias;
  • Online vazio;
  • interface podia ser melhorada.

Nota Final

7

  • Sobre
  • Últimos Posts
Thomas Mertens
Thomas Mertens
Nerd de carteirinha desde que me entendo por gente. Reviewer de jogos, especialmente indie.
Thomas Mertens
Últimos posts por Thomas Mertens (exibir todos)
  • Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 97 | Aventura solo da Dot e o Stunfisk filho da pu%@ - 01/06/2025
  • Review | Duck Detective: The Ghost of Glamping - 21/05/2025
  • Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 96 | Eventos estranhos deixam Uruto confuso - 18/05/2025

Continue Reading

Previous: Pokémon Horizons — Episódio 72 | “Kleavor, cadê você? Eu vim aqui só para te ver!”
Next: Pokémon GO marca presença com comemorações natalinas no Shopping Cidade de São Paulo

Relacionado

Review | Yakuza 0 Director’s Cut
  • Review

Review | Yakuza 0 Director’s Cut

16/06/2025
Review | Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk DX
  • Review

Review | Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk DX

15/06/2025
Review | SONIC X SHADOW GENERATIONS
  • Review

Review | SONIC X SHADOW GENERATIONS

14/06/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.