
O ano de 2025 chegou e a revelação do sucessor do Switch é eminente, por isso, a virada deste ano em particular suscita expectativas altas. Porém, mesmo com tantas coisas guardadas a sete chaves, já temos muitas coisas em 2025 para ficar de olho.
Pensando nisso, decidimos perguntar aos redatores do NBoy o que estão mais de olho dentre os lançamentos para 2025.

Urban Myth Dissolution Center
por Ivanir Ignacchitti

O jogo que mais estou de olho em 2025 é Urban Myth Dissolution Center com toda certeza. O gênero de aventuras textuais me fascina bastante e a obra, desde seu anúncio, me deixou muito intrigado.
As pixel arts são muito detalhadas, a direção de arte com tons sombrios e um abuso de cores é primorosa e o conceito de caça a lendas urbanas é ótimo para desenvolver uma trama misteriosa. O jogo já sai em fevereiro no Switch, então nem vai ser necessário esperar tanto.
Além dele, o ano ainda reserva jogos como Citizen Sleeper 2, Atelier Yumia, o spin-off de Atelier Resleriana, Xenoblade Chronicles X, All in Abyss: Judge the Fake, The Hundred Line: Last Defense Academy, Yu-Gi-Oh! Early Days Collection, The Legend of Heroes: Trails through Daybreak II, Stories from Sol: The Gun-Dog, Tales of Graces f Remastered, e muito mais.

Shantae Advance: Risky Revolution
por Matheus “Theus Jackson” Santana

O meu jogo mais aguardado para 2025 é Shantae Advance: Risky Revolution, que é o jogo “perdido” da série da meio gênio que seria lançado para o GBA, mas acabou sendo cancelado. Parte dos seus sprites foram utilizados no Risky Revenge (DSi) e, depois de 20 anos, a WayForward vai retirá-lo do seu baú e terminar o jogo, lançando-o não só para o Switch, mas também para o GBA.
Outros jogos que também estão no meu radar são Xenoblade X, o port do Wii U que sempre escutei que era um jogo incrível, mas que nunca pude jogar, sendo o único que faltava para terminar minha coleção de Xenoblade. Atelier Yumia também parece incrível.
Com o pouco de jogos que falei, fica parecendo que não tenho interesse nos jogos do ano que vem, mas sinto que este é um sentimento até que bem comum para mim. Todo fim de ano, sinto que tem poucos jogo do meu interesse, mas acaba que no começo do ano aparecem vários jogos novos ou que eu apenas esqueci que lançariam e me surpreendo com as novidades.

Metroid Prime 4 Beyond
por Luiz Estrella

Tenho a sensação de que muitos jogos ainda serão anunciados em 2025 e lançados no mesmo ano, mas, por enquanto, minha maior expectativa é para Metroid Prime 4 Beyond. É mais um clássico caso daqueles jogos que estão há tanto tempo em desenvolvimento que a gente até se questiona se o projeto ainda é real.
Esse tipo de expectativa traz um certo problema: é que, depois de tanto tempo no forno, o que se espera do produto final é um pouco irreal. Honestamente, estou aberto a qualquer novidade que queiram trazer, o que realmente me deixaria decepcionado seria ver uma simples recriação do primeiro jogo da série com elementos nostálgicos. Até agora tudo que vimos é positivo e me deixa animado!
Xenoblade Chronicles X é outro que já está no meu radar. Claro que esse já joguei no Wii U, mas estou muito animado para rejogar no Switch com melhorias na jogabilidade e principalmente nos menus de jogo, além de ansioso para ver o que vão acrescentar na história. Sempre me incomodou como o jogo original termina quando a história começa a ficar mais interessante, aqui eles têm a oportunidade perfeita para expandir a narrativa original e trazer um final satisfatório.
De resto, estarei aberto para me surpreender com as novidades e surpresas que nos esperam ao longo de 2025.

Corpse Party II: Darkness Distortion
por Kat Gatinhe Tesão

Depois de muitos remakes, spin-offs e até uma sequel que ainda não sabemos muito bem que fim teve, Corpse Party II: Darkness Distortion está com data prevista para 2025 depois de ter sido previamente anunciado em 2024 e recentemente adiado. Darkness Distortion é um jogo que me desperta a curiosidade, considerando que já existe Corpse Party 2: Dead Patient, que curiosamente compartilha elementos similares em quesito de narrativa e ambientação.
Porém, o mais estranho é que Dead Patient aparentemente ainda está em desenvolvimento pela Team GrisGris, mesmo parecendo que o jogo está abandonado há anos, então atualmente temos duas sequências de Corpse Party em desenvolvimento. De qualquer forma, a abordagem 3D e o orçamento um pouco maior que um jogo da MAGES. pode oferecer para a série em uma possível sequel canônica do clássico de RPG Maker é, no mínimo, interessante e espero que o jogo traga um pouco de popularidade para a série que já estava um pouco abandonada faz algum tempo.
Com lançamento previsto para 2025, Professor Layton and the New World of Steam ainda é uma incógnita, considerando que a Level-5 recentemente acabou ganhando uma má fama quando o assunto são os seus lançamentos. Afinal, recentemente muitos jogos da desenvolvedora tem sido anunciados e posteriormente adiados, formando um catálogo grande de promessas ainda não realizadas. De qualquer maneira, New World of Steam parece ser um título promissor, artisticamente impecável e uma evolução digna da série para as plataformas modernas, o que o torna de longe o jogo que mais espero jogar em 2025.

Inazuma Eleven: Victory Road
por Victor Bocato

Em 2024 tivemos ótimos jogos da Big N como The Legend of Zelda : Echoes of Wisdom e o icônico retorno da série Mario & Luigi com Mario & Luigi : Brothership, após muitos anos sem um novo título, com a mesma sendo dada como morta anteriormente. Isso tudo me leva a uma série que estava na mesma situação até pouco tempo atrás: a grande franquia de RPG futebolístico da Level-5, Inazuma Eleven.
Sem um novo game desde Inazuma Eleven GO: Galaxy Big Bang e Supernova no 3DS, a série compartilhava seu status de inativo por um período de tempo muito similar ao RPG dos Mario Bros, dando uma tristeza aos fãs de longa data como eu. Em 2016, uma esperança se acendeu com o anúncio de um game acompanhado do mais novo anime: Ares no Tenbin, que visava ser um universo alternativo ao original à partir de certo ponto da história do clássico, o qual iria ter um game como por padrão.
O grande problema é que o game sumiu por anos e o anime sofreu com quedas de orçamento, sendo uma verdadeira decepção. Só fomos ter notícias em 2019 com uma grande reformulação do jogo, que agora se chama Inazuma Eleven: Victory Road, e só este ano a empresa lançou uma demo, que fez um enorme sucesso. Victory Road promete ser muito mais ambicioso que todos os games anteriores da série, indo muito além do conceito de adaptar mais uma história de anime e oferecendo o legado inteiro da franquia até aqui.
A demo estava completamente cheia de glitches, porém, nada disto tirou seus méritos, fazendo com que meu hype para este game, que possui uma janela de lançamento para o meio do ano, esteja bem alto. Afinal, apesar do grande problema do estúdio de Akihiro Hino com prazos, o game promete ser muito ambicioso no quesito expandir o que Inazuma fez até então. Apesar disto, devido ao histórico, existe sim a possibilidade de que o game possa ser adiado de novo após tanto tempo repetindo esse padrão infelizmente.
Meu outro hype apesar do que aconteceu é Pokémon Legends Z-A. O primeiro Legends conseguiu deixar as batalhas em turno bem dinâmicas e trazer uma ideia nova à série principal, se tornando incrível. Se passando em Kalos novamente, Z-A tem uma oportunidade de ouro de reparar expectativas frustradas dos fãs dos games de Pokémon para o 3DS, incluindo em relação às tão pedidas novas Mega Evoluções.
Não sei ao certo em que parte do ano o game irá lançar — e é até capaz de ter sido adiado após o dataleak que ocorreu na Game Freak —, porém tenho certeza de que vou me divertir com mais um Pokémon apesar do meu desejo de que os games possuam uma janela de lançamento maior entre um e outro para maior polimento.

Phantom Brave: The Lost Hero
por Vinicius “quem editar Mamadeira no nome é viado” Mamadeira (editado por Marcos)

Com 2025 se aproximando rapidamente, refletir sobre os jogos que eu quero se torna um pouco complicado; em parte por conta da minha pobre carteira, afinal, jogos estão mais caros do que nunca; mas em parte também porque eu tenho um gosto muito variado para jogos e ano que vem promete agradar bastante este meu gosto.
Tendo iniciado com isso, porém, meus três jogos mais aguardados para 2025 são: Phantom Brave: The Lost Hero, por ser uma sequência das aventuras de Marona e Ash, aventura que joguei recentemente; The Hundred Line: Last Defense Academy, por parecer ser uma experiência próxima aos outros jogos do Kodaka, que sempre me intrigaram; e, é claro, Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition, por ser parte de uma franquia que amo, ainda que sendo, em essência, um spin-off!
No meio de tantos jogos bons já anunciados e tantos que ainda podem ser anunciados, a minha única certeza quanto a jogos em 2025 é a de que não vou largar o meu Nintendo Switch tão cedo.

Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land
por Marcos (que obviamente não é Otaku)

Como um grande fã de RPG japonês, existem muitos jogos que estou de olho para 2025. No entanto, acredito que meu maior hype vai para Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land e Atelier Resleriana: The Red Alchemist & the White Guardian — mas como o segundo não possui grandes informações, Atelier Yumia segue sendo minha prioridade máxima.
Uma nova aventura de Atelier sempre me anima, e com Atelier Yumia não é diferente não. O jogo parece ser o Atelier mais ambicioso já feito, usando como base a amplitude apresentada em Atelier Ryza 3 enquanto somos apresentados a um novo elenco, novas mecânicas e uma nova história de atmosfera mais soturna. Mas não se engane, a essência de Atelier ainda está aqui.
Mas além de Atelier, jogos que estão no meu radar incluem Phantom Brave: The Lost Hero, o port de Xenoblade Chronicles X, Ys Memoire: The Oath in Felghana e Rune Factory: Guardians of Azuma. Definitivamente nenhum destes jogos configuram no status de “JRPG AAA” como Final Fantasy ou os jogos da FromSoftware, mas isso de forma alguma os deixam para trás em termos de qualidade e essência.
Um novo mundo de opções

2025 promete ser um ano com vários jogos para ficarmos de olho. Vai ter até dois Atelier que vocês deveriam ficar de olho, afinal é Atelier. Com o sucessor do Switch em produção, a expectativa também é alta para que a Nintendo finalmente revele várias cartas que tem guardado a sete chaves. Com isso, o ano promete muitas surpresas e esperamos que tragam boas opções para todo mundo.
E você, quais jogos espera para 2025?
- Review | Ever 17 – The Out of Infinity - 25/02/2025
- Review | Never 7 – The End of Infinity - 25/02/2025
- Pokémon TCG Pocket — Entenda como funcionam as trocas - 29/01/2025