
Desenvolvedora: Nippon Columbia
Publicadora: Aksys Games
Data de lançamento: 2 de fevereiro, 2023
Preço: R$ 205,24
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Aksys Games.
Revisão: Paulo Cézar
Nos últimos anos houve um crescimento exponencial no lançamento dos jogos de fazenda ou simulação, e seja o responsável por isso Stardew Valley, sucesso absoluto de crítica e vendas, ou Animal Crossing: New Horizons, que ainda ocupa o lugar de um dos jogos mais vendidos no Nintendo Switch, o ponto é que esse gênero está em uma alta inédita.
Embora Cuddly Forest Friends não seja exatamente do mesmo gênero, acho que ele forma uma intersecção legal de jogos que obtiveram maior espaço nos últimos anos em decorrência da popularidade dos seus irmãos mais velhos de fazenda, sendo esses os “Cozy Games”.
Embora um jogo ser “Cozy”, aconchegante, de conforto, não seja uma indicação de gênero propriamente dito, é uma designação que engloba um tipo muito específico de jogo que tem como objetivo simplesmente ser convidativo e relaxante. Um bom exemplo de Cozy game que já fizemos review por aqui é o Cozy Groove, que já deixa clara sua pretensão em seu nome, com conteúdo liberado dia a dia, gráficos fofos, personagens carismáticos e uma ambientação imersiva, o jogo pretende ser um oasis diário na vida do jogador.
Embora com essa crescente dos farm games, os Cozy games tenham ganhado algum espaço não é como se eles fossem um sub-gênero recente, já que o próprio Harvest Moon que teve sua estreia ainda no século passado pode ser considerado um. A conceituação do que é um Cozy game é extensa e merece um artigo por si só, então para quem se interessar e quiser saber mais sobre o assunto eu recomendo a leitura do artigo “What are cozy games, and what makes them cozy”, produzido pelo site GameIndustry.biz. Sem mais delongas, vamos analisar Cuddly Forest Friends como um Cozy game e seu mérito como tal.

Conheça a vida na floresta
Cuddly Forest Friends é um jogo de simulação onde devemos tomar conta de 9 bichinhos diferentes. Basicamente seguindo a estrutura do jogo, devemos acompanhá-los em suas atividades diárias e comandar suas rotinas. A premissa do jogo é bem simples, você deve manter os medidores dos bichinhos em ordem, como fome e felicidade, enquanto coleta pontos de felicidade que farão com que a árvore da felicidade cresça. O crescimento da árvore da felicidade é basicamente o nível do jogador, além de gerar bônus quando novos estágios são alcançados.

Existe uma extensa série de atividades que o jogador pode realizar para aumentar os pontos de felicidade dos mascotes, desde jogar os mini games a simplesmente acariciar-los , vesti-los de acordo com seus desejos individuais e dar suas comidas favoritas também são métodos válidos e diretos. Então embora o grande objetivo do jogo seja simplesmente crescer a árvore, basta manter seus amiguinhos felizes e bem cuidados que o jogador irá obter sucesso eventualmente.
Um pouquinho todo dia

O jogo tem uma estrutura de dia que mantém as coisas em movimento sempre. O dia começa com o jogador devendo decidir acatar as demandas de itens dos bichinhos e enviando os escolhidos para uma expedição para encontrar recursos, podendo também participar de um mini game bastante simples de apertar botões para incentivar na busca. Em seguida, o jogador deve escolher os itens a serem produzidos naquele dia, e também os produtores, que ficarão com fome após a tarefa e precisarão ser alimentados.
Por fim você pode escolher se participa em um dos mini jogos oferecidos, sendo que quanto mais você os joga, mais mini jogos você libera. Após esse início obrigatório, o jogador terá uma espécie de tempo livre onde poderá interagir com seus amigos da floresta, através de conversa, ou vestindo eles, e até mesmo os acariciando. Eu acho que essa estrutura é bastante funcional no que tange o jogo ser um Cozy game, como proposto, já que o jogador pode completar a rotina em poucos minutos em qualquer momento durante seu dia principalmente em um sistema híbrido como o Switch.
Dito isso, em contrapartida é válido dizer que essa é uma estrutura bem repetitiva, bem como as interações com os bichinhos, acariciar um deles é divertido, acariciar nove toda vez para manter seus medidores altos pode ser cansativo principalmente depois de dois ou três dias de jogo consecutivos. De qualquer forma o progresso no jogo é relativamente rápido então mesmo em doses pequenas o jogador irá eventualmente conseguir atingir seus objetivos em um tempo razoável.
Os visuais que um cozy game deve ter

Seu principal fator como um Cozy game são seus visuais, os amigos animais são muito fofos e merecem sua atenção e carinho, eles realmente são bons motivadores para abrir o jogo, meu favorito em particular é o porco espinho. Os visuais são simples mas coloridos, vibrantes e divertidos, e as músicas também são envolventes nesse clima de diversão e paz, com exceção da música principal do campo que ficou enjoativa bem rápido para mim.
Além disso, durante a noite, um período que existe entre um dia e outro o jogador sempre tem a chance de experienciar uma cena de interação entre os amiguinhos da floresta e mesmo quando não ocorre somos agraciados com uma imagem fofa do grupo, dando a sensação de encerramento daquele dia, dando realmente a função de seções de jogatina para esta mecânica de rotina. As cenas de interação em geral são muito fofas e agradáveis e funcionam como um bom motivador para sempre jogar mais um dia.
Uma aventura de carinho e amizade

Cuddly Forest Friends ainda conta com bastante coisa para se alcançar, os níveis de felicidade individuais dos bichinhos fazem com que eles te deem informações novas sobre eles, também é possível melhorar o relacionamento entre as criaturinhas. Infelizmente tudo gira em torno das mesmas 4 ou 5 atividades que se tornaram repetitivas rapidamente para mim. De uma forma geral jogos dinâmicos com objetivos claros funcionam bem, mas no caso dessa entrada e ainda como um Cozy game, a experiência é mais tediosa do que interessante.
Se nas primeiras vezes que você realiza as atividades a fofura dos bichinhos segura bem, a partir da vigésima fica menos interessante e ainda tem bastante jogo depois disso. E por fim é basicamente só isso que o jogo oferece, os mini games são tão simples quanto os mais simples do Mario Party por exemplo, bastando apertar um botão repetidas vezes em mais situações do que eu acharia adequado. Ainda assim, o jogo não é ruim, caso você se apaixone à primeira vista pelos mascotes como foi comigo, o jogo pode te render algumas boas horas de diversão, só torço que você demore mais para enjoar da repetição do que eu.
Prós:
- Visual fofo e agradável;
- Mascotes carismáticos;
- Estrutura que permite jogatinas rápidas.
Contras:
- Interações bastante repetitivas;
- Mini-games simples demais;
- Atividades muito limitadas
Nota:
7
- Review | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 22/04/2025
- Preview | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 06/04/2025
- Review | Voice Love On Air - 06/02/2025