Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Artigo

NintendoBoy na BGS 2023: Nintendo e SEGA protagonizam a maior feira de jogos da América Latina

Gabriel Marçal 17/10/2023

Gabriel “Gabe” Marçal,

Pela segunda vez consecutiva o NintendoBoy marcou presença na Brasil Game Show, e é uma honra poder participar novamente dessa cobertura de um dos eventos mais divertidos do ano para o público gamer do Brasil.

Leia também:

NintendoBoy na BGS 2022: Conheça o espaço da Nintendo no maior evento de games da América Latina

 

Para aqueles que vivem em uma caverna e ainda não conhecem: a Brasil Game Show é a maior feira de games da América Latina e conta com presença das principais empresas do mundo dos jogos, além de outras coisas que permeiam o universo gamer.  Com um repertório ainda mais amplo que o do ano passado, na minha opinião, a BGS 23 reuniu algumas atrações intensamente interessantes para todos os públicos, e também com algumas abordagens mais modernas para seus stands.  

Nintendo

Começando pelo mais importante para o contexto, o estande da Nintendo estava com ainda mais brindes que no ano anterior. Uma nova side-quest para os gamers que resolvessem receberam o chaveiro exclusivo do Mario, e claro, a atração principal, a demo do Super Mario Bros. Wonder, que já tem prévia aqui no NintendoBoy. 

Eu e Molan, que também estava no evento pelo NintendoBoy.

A começar pela side-quest da Nintendo, caso o jogador quisesse conseguir o chaveiro do Mario ele precisaria retirar um cartão que destacava os 9 jogos do estande. Ao jogar cada um dos jogos o participante receberia um selo, com 9 selos ele poderia retirar a recompensa exclusiva. Eu me diverti bastante cumprindo esse objetivo, mas sei que ele tem um ponto negativo, já que em alguns dias as filas das atrações somadas poderia tomar muito tempo dos visitantes. Ainda assim, foi uma excelente maneira de dar um senso maior de interação com as atividades oferecidas aos jogadores. 

Em relação aos jogos em si, foi uma boa seleção que mistura os maiores clássicos do Nintendo Switch para tentar atrair o público de fora, com os lançamentos mais recentes que pode ser um prato cheio para os donos de console híbrido escolherem sua próxima aquisição. Os jogos oferecidos eram: Mario Strikers: Battle League, Mario Kart 8 Deluxe, F-ZERO 99, Mario Party Superstars, Detetive Pikachu Returns, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Super Mario Bros. Wonder e Kirby and the Forgotten Land. 

Dentre meus favoritos pessoais – e alguns que ainda não tinha tido a chance de botar as mãos -, achei a seleção bem eficiente, ainda garantido para amigos a chance de jogar alguns dos jogos em grupo, como Mario Kart ou Mario Strikers. 

Por fim, o mais importante para alguns, os brindes. Esse ano o estande da Nintendo estava dando uma grande variedade de brindes, para os jogadores de Pokémon Scarlet/Violet, um Mimikyu Tera Type  exclusivo foi distribuído; para os jogadores de Pokémon UNITE, uma licença provisória do Mimikyu e Tyranitar foram distribuídas, as licenças possuem duração de 3 dias. Para os membros do My Nintendo, alguns acrílicos de Super Mario Bros. Wonder foram distribuídos, além de claro, o brinde principal de concluir a side-quest do estande, os jogadores que obtiveram sucesso na jornada conseguiram um chaveiro exclusivo do Mario.

Além disso, ao jogar especificamente o Tears of The Kingdom, F-ZERO 99 ou Super Mario bros. Wonder, o jogador receberia um poster da franquia em questão.  Ainda como uma tarefa adicional, os jogadores em momentos específicos poderiam pegar uma fila para jogar Just Dance 2023 no palco do estande e ganhar um óculos exclusivo do evento. 

Por fim a Nintendo mostrou presença absoluta no evento e reafirma a aproximação com o Brasil que vem crescendo exponencialmente de dois anos para cá, Este foi um dos estandes que mais tive o prazer de visitar e minha expectativa só cresce pelos próximos eventos da empresa. 

SEGA 

Apesar de um pouco menor, o estande da SEGA estava igualmente deslumbrante, menos cheio e com mais foco nas novidades. 

Com o novo jogo da franquia Like a Dragon, Sonic Superstars, Persona 3 Reload e Persona 5 Tactica como opções para o jogador, foi um estande recheado de possibilidades exclusivas. Estarei em breve cobrindo em mais detalhes a demo do Persona 5 Tática que chega ao Nintendo Switch no próximo mês. 

Os brindes no estande também variam entre broches e adesivos, que não eram o foco, mas eram boas recompensas, somadas as pequenas filas do stand construíram uma das melhores experiências de toda a BGS. Devo dizer que vou guardar pra sempre o broche do Koromaru de Persona 3, mas que infelizmente não consegui um broche do Sonic que esgotou rapidamente, o que foi o pequeno deslize da sega que não deixou a experiência ser completamente impecável. 

Hoyoverse

Continuando a cultura de muitos eventos no Brasil sempre com brindes exclusivos, a Hoyoverse conseguiu novamente ser um dos estandes mais cheios do evento. Dessa vez, além dos clássicos brindes de Genshin Impact, a empresa também ofereceu recompensas de Honkai Star Rail e sua demo de “ZZZ”, o novo jogo anunciado, Zenless Zone Zero.

Os brindes de Genshin Impact se resumiam aos posters que já são clássicos a essa altura e para recebê-los, dessa vez, você precisaria tirar uma foto no estande e postar nas redes socais com uma hashtag do jogo, assim como para o caso do Honkai Star Rail. Os jogos, embora dividissem o mesmo estande, tinham duas filas diferentes. 

Além dos posters, os jogadores de Genshin receberam uma sacola perfeita para guardar os brindes em geral. Os jogadores de Honkai no entanto, receberam além dos posters um passaporte de viajante estelar que simula uma passagem para o expresso do jogo: nele o jogador pode colocar seus nomes e seus dados e o passaporte possui páginas em branco intercaladas com artes do jogo. 

O novo jogo da Hoyoverse, Zenless Zone Zero, também possuía um brinde que se trata de um pequeno livro promocional falando sobre o novo jogo com estilo de história em quadrinho. O supracitado trata-se de um jogo futurista com combate em tempo real. Apesar de infelizmente ainda não contarmos com nenhum jogo da Hoyoverse no Switch, ao contrário da SEGA e, obviamente da Nintendo, fiz questão de citar eles aqui por considerar eles um exemplo de suporte e atenção ao consumidor, desde os primeiros eventos de Genshin Impact pelo mundo o Brasil esteve envolvido, agora poucos meses após o lançamento do Honkai Star Rail isso também já se tornou realidade.

Ambos os jogos estão completamente legendado em português, e mostram como a empresa reconhece o povo brasileiro como um dos seus consumidores tanto quanto qualquer outro, e não numa categoria inferior que não valeria a pena receber reconhecimento. 

Você pode conferir os brindes a seguir: 

Sonic Symphony

Eu sei que eu já falei da SEGA aqui, mas o evento Sonic Symphony é efetivamente a parte do estande da SEGA. Eu tive a chance de assistir ao magnífico evento duas vezes (sábado e domingo); uma delas conseguindo ficar bem próximo ao palco, conseguindo ter uma das experiências mais divertidas de toda a feira.  Algumas mudanças em relação ao ano passado: novas músicas do Sonic Frontiers e Sonic Superstars foram adicionadas a essa altura, além de algumas partes que foram retiradas durante o show do último ano. 

De forma geral, ainda acabei curtindo mais a parte a abertura, aonde uma orquestra toca os temas do Sonic clássico, mas isso se deve mais a minha proximidade com esse lado da franquia, enquanto Shota Nakama, Jun Senoue e Dave Vives mantém toda a magnífica apresentação da parte cantada da franquia tão alto quanto é  possível. A realização de ver minhas músicas favoritas de uma das franquias que mais amo serem apresentadas com tanta força e talento por uma orquestra e uma banda é realmente transcendental, seja pelos medleys do começo, com direito a pelo menos um pouco de todos os jogos clássicos – incluindo o Sonic Mania -, ou pelas minhas músicas favoritas da franquia como Reach for the Stars, Fist Bump e Escape From the City.

A essa altura, tive o enorme prazer de ver essa apresentação três vezes, e ela definitivamente nunca perde a magia que a move, a paixão entre a plateia e os artistas e densa relação de todos ali com o ouriço azul mais rápido do mundo, eu veria essa  apresentação mais 1000 vezes se tivesse a chance. 

Um dos nossos veteranos do NintendoBoy, Pablo Camargo, conseguiu uma bela recordação com Dave Vives.

Nuuvem 

O estande da Nuuvem era outra espaço bastante interessante com bastante foco nas produções brasileiras e uma variedade de brindes e demos para serem jogadas.  Além de os jogadores poderem adquirir grandes jogos de parceiros da Nuuvem diretamente por QR codes no local, poderiam receber alguns brindes exclusivos. 

Uma das partes mais legais para mim foi poder conseguir uma cartela do banner do Dia do Nintendista, onde todos os criadores de conteúdo e portais que fizeram parte da festa esse ano tiveram seus nomes destacados ao lado dos personagens que ilustravam suas charadas. Mas a verdadeira estrela da Nuuvem esse ano com certeza foi a demo do Enigma do Medo, o jogo digital da franquia homônima que esta em produção pela Dumativa.

Para aqueles que não conhecem, o jogo é baseado no universo criado pelo streamer Cellbit para o seu RPG de mesa Ordem Paranormal. O jogo que começou a ser produzido após um financiamento coletivo bem-sucedido, bateu todas as metas e deve chegar também ao Nintendo Switch.

Brasil Game Show 2023

Theus Jackson, Gabriel Marçal e Molan representando o NintendoBoy na BGS 23

Como meu segundo ano trabalhando na BGS posso dizer tranquilamente que essa foi minha experiência favorita no evento, tanto pela quantidade maior de atividades para fazer quanto pela organização e sofisticação das mesmas, tendo como único ponto negativo o excesso de longas filas. 

Quero agradecer a toda a organização e equipe da BGS e de cada um dos estandes citados, sem cada programador, desenvolvedor, staff, relações públicas e diversos outros funcionários, um evento desse porte e qualidade seria impossível. 

Por fim, recomendo a todos que tenham interesse, vontade ou curiosidade que vivam essa experiência fantástica pelo menos uma vez na vida!

Espero poder encontrar vocês lá de novo ano que vem!

  • Sobre
  • Últimos Posts
Gabriel Marçal
Gabriel Marçal
Outrora um herói curioso e gentil, Gabriel vivia no seu própria ritmo pelas suas própria batidas, sempre com um sorriso no rosto e muito amor pelas coisas que jogava e escrevia. Contava suas histórias e opiniões aos 4 ventos em forma de maravilhosas reviews, porém hoje, é um andarilho perdido e obstinado que vaga pelas nada amistosas terras da vida adulta, tentando se encontrar e encontrar seu lugar no mundo, Gabriel só tem uma missão, ser o gatekeeper que trará a vocês o conhecimento de quais jogos merecem ser jogados.
Gabriel Marçal
Últimos posts por Gabriel Marçal (exibir todos)
  • Review | EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS - 13/09/2025
  • Pokémon Worlds 2025 — Final | Gabriel Fernandez perde a invencibilidade; Flutter Mane Tera Stellar surpreende em final do VGC; América Latina se supera no UNITE! - 18/08/2025
  • Pokémon Worlds 2025 — Dia 2 | Gabriel Fernandez se classifica para a final no TCG; brasileiros desenham um arco lendário no Pokémon GO; Aegis Flames leva torcida à loucura! - 17/08/2025

Post navigation

Previous Hogwarts Legacy: Primeiras imagens da versão de Nintendo Switch
Next GUNVOLT RECORDS Cychronicle revela lista com as músicas presentes no jogo base

Relacionado

Canon e fanservice em The Legend of Zelda: uma reflexão da indústria cultural
  • Artigo

Canon e fanservice em The Legend of Zelda: uma reflexão da indústria cultural

29/09/2025
Conheça Ivalice: O mundo de Final Fantasy Tactics
  • Artigo

Conheça Ivalice: O mundo de Final Fantasy Tactics

27/09/2025
Game-Key Card: a glamourização da mídia digital
  • Artigo

Game-Key Card: a glamourização da mídia digital

23/08/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.