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Review | Rainbow Cotton

Em mais uma de suas aventuras em busca dos doces mais saborosos, a bruxinha Cotton se mete em mais uma aventura, dessa veza sob trilhos.
André Barrozo 08/05/2024

Desenvolvedora: SUCCESS Corp.
Publicadora: ININ Games
Gênero: rail Shooter 3D
Data de lançamento: 09 de maio, 2024
Preço: R$ 99,99
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela ININ Games.

Revisão: Marcos Vinícius

Em mais um esforço em tornar a franquia Cotton mais conhecida no Ocidente, a ININ Games nos traz um título que não viajou para esse lado do mundo. Sendo exclusivo do saudoso SEGA Dreamcast, estamos falando de Rainbow Cotton.

Novamente em uma aventura sob trilhos, como o já analisado Panorama Cotton, aqui a bruxinha mais carismática dos shmups deve derrotar o demônio Tweed para proteger seus amados doces! Será que os melhoramentos aplicados à versão do Nintendo Switch justificam a nova versão? 

Antes de continuar, considere ler nossas últimas análises de Cotton:

Refinando tudo o que já deu certo e dando agrados aos antigos fãs da franquia, Cotton Fantasy chega para matarmos a saudade de uma nova aventura da fofa bruxinha Nata que não sejam ports ou remakes.


Sendo uma versão aprimorada do primeiro título da série, Cotton 100% chega ao Switch em sua melhor versão. Com aprimoramentos para facilitar a vida dos mais casuais e um modo que emula a experiência original de 1994.


Antes restrito ao Japão, Panorama Cotton é o mais psicodélico título da série de Cute ‘em up, flertando com jogos como Space Harrier e After Bunner, mas sem deixar os elementos para trás que cativaram os fãs.


Um novo respiro para uma aventura mágica! Venha coletar as jóias e aumentar seu poder ao lado de Cotton, a bruxinha colorida que rege essa aventura enquanto esbanja carisma.

A busca por doces em uma nova perspectiva

Há não muito tempo atrás, o salto geracional era algo esperado com muita expectativa pois representava um salto gráfico e de possibilidades muito grande. Inúmeras séries transacionaram do 2D para o 3D, algumas de forma bem sucedida como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda e outras nem tanto, como The King of Fighters.

Com o recém chegado Dreamcast em 98 apresentando todo o poder dos 128-bits, a possibilidade de um game na série Cotton fazendo uso de elementos realmente em 3D apareceu e para isso foi pensando, mais uma vez, em utilizar a jogabilidade sob trilhos atreladas ao estilo jogo de novinha, como visto em Panorama Cotton.

Tudo o que faz a franquia ser reconhecida como ela é está lá, o design em anime estilo anos 90, o humor escrachado, fadas que sentem muito calor para usarem roupas tão curtas sempre, muito colorido e inimigos que transacionam entre bobalhões e inusitados. E falando da jogabilidade, ela se mantém inalterada: dano regular com sistema de nível, magias adquiridas por cristais e um golpe “apelão” que deve ser usado com parcimônia.

O objetivo central de Rainbow Cotton é coletar os selos que permitirão Nata de Cotton ter acesso ao castelo da Rainha Velvet, onde o doce lendário descansa. Pelo menos foi essa a história que contaram para a bruxa, pois mal sabe ela que vai passar por poucas e boas por ser uma glutona. Porém, que somos nós para julgar, certo?

O grande diferencial no título fica por conta da jogabilidade on-Rails (sob trilhos) que confere uma outro tipo de desafio para o jogador e aqui, infelizmente, ficam as minhas ressalvas para com o jogo. Em Panorama Cotton, outro título da franquia que compartilha a mesma mecânica, a proporção da personagem em relação ao quadro da tela permitia que o jogador conseguisse ver a trajetória dos projéteis e o comportamento dos inimigos.

Já em Rainbow Cotton, a personagem ocupa uma parte maior da tela, além do efeito parallax não funcionar bem, pois a quantidade de quadros de animação, tanto dos inimigos quanto dos projéteis parece ser pouca, o que não deixa o movimento fluído atrapalhando a percepção. É frustrante levar dano não por que você sente que o jogo é desafiador, mas sim por sentir que o jogo não permite com que você jogue de forma correta.

Mudar nem sempre é bom

Tornar uma franquia relevante nos dias atuais é um desafio enorme. A quantidade de jogos lançados todos os meses faz com que, muitas vezes, bons títulos se percam na enxurrada de jogos que abarcam nas plataformas atuais, independente da sua base instalada.

A ININ Games por outro lado, está fazendo um trabalho muito bacana com a série Cotton no Ocidente. Apesar de gostar de jogos nesse estilo shoot ‘em up ou derivados, eu sequer fazia ideia da existência da série até ter a chance de jogá-la no Nintendo Switch.

É importante para a preservação de jogos que títulos exclusivos de plataformas não tão populares tenham uma nova chance, mas é necessário um cuidado maior se a ideia aqui é fazer com que a franquia ganhe popularidade.

Dito isso, Rainbow Cotton é um jogo visualmente muito agradável. A mecânica de rotas alternativas é interessante e até as mudanças na interface de jogo foram bem-vindas. Inclusive, é possível jogar uma versão retrô que emula o original do SEGA Dreamcast. Contudo o que mais pecou aqui foi o que é essencial em um jogo, a diversão.

Prós:

  • Cenas animadas para a história;
  • Personagens carismáticos;
  • Possibilidade de jogar o game original.

Contras:

  • Aplicação ruim do efeito parallax;
  • Dificuldade em ver adversários e itens no cenário;
  • Falta de localização PT-BR.

Nota:

5

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André Barrozo
André Barrozo
Formado em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Pitaqueiro de games sempre que pode.
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Tags: Cotton Nintendo Switch Shoot 'em up Success Corporation

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