Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Lista

Conheça 10 jogos de GameCube que retornaram no Nintendo Switch

Matheus De Brito 05/03/2023

Revisão: Paulo Cézar

Lá no início do milênio, mais precisamente em Novembro de 2001, a Nintendo lançou o seu primeiro console a usar mídia de disco: o Nintendo GameCube. Depois de 20 anos, alguns jogos estão retornando em forma de emulação, port, remaster e até remakes, e novos jogos continuam sendo anunciados. Dessa forma, aqui reuni alguns títulos do console que podem ser encontrados no Nintendo Switch!

Vale ressaltar que esta lista não é um ranking de melhor para o pior, muito meno de ordem de lançamento como pode ser notado, mas sim apenas de uma indicação variada de jogos do console cubóide da Nintendo.

Sendo assim, vamos à lista:

Metroid Prime

Nintendo, Retro Studios

Lançamento:

Novembro, 2002 (EUA)
Fevereiro, 2003 (JP)
Março, 2003 (EU)

Um dos jogos mais importantes do GameCube e da série Metroid, sendo o segundo mais vendido da franquia, perdendo seu lugar no topo da lista apenas com o lançamento de Metroid Dread, de 2021, e o sétimo mais vendido do console, foi desenvolvido pela Retro Studios e lançado em 2002!

Sendo a primeira aventura de Samus totalmente em 3D, Metroid Prime é um metroidvania em FPS inovador, e no mês de fevereiro a Nintendo surpreendeu a todos os fãs anunciando e lançando no mesmo dia o remaster que contém diversas melhorias visuais e em gameplay, com opções de controles tanto clássicos quanto modernos.

Metroid Prime é a segunda aventura na linha cronológica da famosa caçadora de recompensas, passando-se no planeta Talon IV. O título original abriu muitas portas à época, com uma série de spin-offs com mais de cinco títulos. Para saber mais, você pode ler nossa retrospectiva de Metroid Prime a seguir:

Leia também:

Além de um spin-off: Uma retrospectiva do revolucionário Metroid Prime

Resident Evil 4

Capcom

Lançamento:

Janeiro, 2005 (EUA)
Janeiro, 2005 (JP)
Março, 2005 (EU)

A clássica e premiada franquia de survival horror da Capcom, Resident Evil, encontrou em seu quarto título mainline um eterno clássico. Lançado com exclusividade para o GameCube em 2005, Resident Evil 4 levou consigo uma grande citação do diretor Shinji Mikami ao falar que cortaria a própria cabeça se o jogo saísse em outros consoles… será que devemos contar para ele que o título não saiu apenas no Nintendo Switch em 2021, mas também foi relançado em vários outros consoles?

Mesmo tendo o número 4 no título, ele na verdade foi o sexto jogo da série, contando a história do agente especial Leon S. Kennedy com a missão de resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos, Ashley Graham, que foi sequestrada por um seita em um estranho vilarejo na Espanha. Hoje, com quase oito anos, o jogo terá um remake para PC, PS5 e Xbox Series S|X. Realmente, ainda bem que a frase profética de Mikami não se concretizou!

Ikaruga

Treasure, Atari

Lançamento:

Janeiro, 2003 (JP)
Abril, 2003 (EUA)
Maio, 2003 (EU)

Antigamente, os jogos de shoot ‘em up – ou jogos de navinha – não eram tratados como nicho. E um dos mais importantes do gênero com certeza foi Ikaruga, um cult classic do gênero desenvolvido pela lendária Treasure em 2001.

Ikaruga tinha uma mecânica diferenciada que, ao invés de apenas desviar e atirar de volta nos inimigos, a sua nave tinha a habilidade de mudar polaridade entre preta e branca, assim podendo absorver tiros da mesma cor e sofrendo dano apenas da cor oposta, tornando-se um jogo inovador no gênero e obrigatório para os fãs.

Um port em HD para Nintendo Switch foi lançado pela Nicalis em 2018. Se é fã do gênero, não deixe de experimentar esta pérola.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom

THQ

Lançamento:

Outubro, 2003 (EUA)
Novembro, 2003 (PAL)

Acho que todos devem conhecer o desenho do Bob Esponja. E quando pequeno, conheci o jogo SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom: um jogo de plataforma 3D que logo se tornou um clássico entre os jogos da querida esponja amarela.

A versão Rehydrated, lançado em 2020, é um remake com melhorias de QoL e conteúdos extras que não tinham no antigo, como o modo multiplayer, por exemplo. O sucesso comercial de SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom: Rehydrated serviu de base para o mais novo jogo da franquia: SpongeBob SquarePants: The Cosmic Shake, e temos uma análise no site falando um pouco sobre esse novo episódio; leia aqui.

Final Fantasy Crystal Chronicles

Square Enix

Lançamento:

Agosto, 2003 (JP)
Fevereiro, 2004 (EUA)
Março, 2003 (EU)

Durante a geração GameCube, não tivemos Final Fantasy numerados. Porém, a Square Enix supriu esta falta lançando um spin-off multplayer diferente de Final Fantasy, em que era necessário a conexão entre o GameCube e o Game Boy Advanced por meio do GameCube – Game Boy Advance Link Cable, e com isso o jogo se tornou pouco conhecido.

Mas com mas a remasterização de Final Fantasy Crystal Chronicles para o Nintendo Switch, a dificuldade para se jogar acabou, apesar de diversas críticas no lançamento pela incorporação de elementos mobile nessa nova versão. Por ser a versão mais acessível deste clássico, considere pegá-lo no futuro em uma boa promoção.

Tales of Symphonia

Namco

Lançamento:

Agosto, 2003 (JP)
Julho, 2003 (EUA)
Novembro, 2003 (EU)

A clássica série de RPG de ação da Namco (atualmente Bandai Nanco) também retornou recentemente com o Tales of Symphonia Remastered, o quinto jogo da série Tales of.

Lançado em 2003 como um exclusivo do GC, Tales of Symphonia conta a história de Loyd, que quer proteger sua amiga Collette que foi escolhida pela deusa Martel para salvar o mundo de Sylvarant, uma terra decadente que necessita de uma fonte constante de mana.

Leia também:

Sendo uma aventura densa que expande o formato clássico da jornada do herói, Tales of Symphonia é um dos mais importantes JRPGs da amada série Tales of. Venha descobrir como ele se sai nos dias de hoje.

Mr. DRILLER DrillLand

Namco

Lançamento:

Dezembro, 2002 (JP)

Mais um jogo da Namco que brilhou no GameCube e que retornou em 2021 foi Mr. Driller DrillLand, o jogo de quebra-cabaças de escavação protagonizado por Susumo Hori, que queria apenas aproveitar o convite para o parque de diversões DrillLand que fica 500 metros abaixo da terra, mas ele e seus amigos acabam tendo que enfrentar os planos do Dr. Manhole. A versão para Nintendo Switch também abre estreia para um lançamento mundial pela primeira vez, trazendo visuais em HD de alta definição e a adição de um novo nível de dificuldade.

Harvest Moon: A Wonderful Life

Natsume

Lançamento:

Setembro, 2003 (JP)
Março, 2004 (EUA)
Março, 2004 (EU)

Talvez você não conheça o nome de Story of Seasons, mas com certeza deve ter pelo menos ouvido falar do famoso jogo de gerenciamento de fazenda Harvest Moon.

Na era do GameCube, a série ainda atendia por outro nome por causa da publicação ocidental pela Natsume, fazendo-o ser lançado em 2003 como Harvest Moon: A Wonderful Life. A partir de 2014, uma briga de direitos de publicação entre Marvelous e Natsume fez com que a série passasse a se chamar Story of Seasons.

Isso dito, Story of Seasons: A Wonderful Life é remake do original de 2003, onde além de cuidarmos da nossa fazenda e podermos namorar o nosso personagem, também envelhecemos com o tempo junto dos outros NPCs do jogo.

Super Mario Sunshine

Nintendo

Lançamento:

Julho, 2002 (JP)
Agosto, 2002 (EUA)
Outubro, 2002 (EU)

Este talvez seja o caso mais curioso da lista, já que o título foi relançado para o Nintendo Switch na coletânea Super Mario 3D All-Stars, hoje inexistente na eShop, e com a versão de varejo sem mais abastecimento pela Nintendo – sobrando apenas a opção no mercado de usados.

De todo modo, Super Mario Sunshine se passa em uma ilha paradisíaca em que Mario carrega uma mochila d’água falante, o F.L.U.D.D, e deve limpar a ilha da poluição deixada por uma estranha figura. Nele, somos introduzidos pela primeira vez a Bowser Jr, além de ouvirmos a voz de icônicos personagens da série.

Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean

Namco, Nintendo

Lançamento:

Outubro, 2003 (JP)
Novembro, 2004 (EUA)
Abril, 2005 (EU)

A lista de JRPGs no GameCube é bastante magra, porém, os poucos títulos disponíveis no console acabaram se destacando por serem bastante memoráveis, e este é o caso da duologia Baten Kaitos, da Namco.

Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean é um RPG com elementos de card game desenvolvido pela Monolith Soft, a mesma atualmente parte da Nintendo e responsável pela meta série Xeno, incluindo Xenogears, Xenosaga, e Xenoblade Chronicles. No jogo, acompanhamos o protagonista Kalas e seu grupo de amigos em uma aventura pelo arquipélago flutuante enquanto desvendam o mistério dos oceanos esquecidos.

Sua sequência, Baten Kaitos Origins, serve como uma prequel do primeiro jogo onde o jogador assume o papel de um “Espirito Guardião” que guia o protagonista Sagi, um jovem que inicia sua missão a serviço do império. Tanto ele quanto Eternal Wings and the Lost Ocean serão relançados em HD com várias melhorias de QoL para Nintendo Switch por meio do pacote Baten Kaitos I & II HD Remaster.

  • Sobre
  • Últimos Posts
Matheus De Brito
Matheus De Brito
Desenhista vagabundo que gosta de acompanha a Nintendo e outros video games e amante de podcast e animes
Matheus De Brito
Últimos posts por Matheus De Brito (exibir todos)
  • Review | Wings of Endless - 04/06/2025
  • Review | Pocket Bravery - 10/04/2025
  • Os jogos de Switch que gostaríamos de ver melhorados no Switch 2 - 08/04/2025

Continue Reading

Previous: Lançamentos em mídia física da semana — 6/3 a 10/3, 2023 | FATAL FRAME: Mask of the Lunar Eclipse, Little Witch Nobeta, e mais
Next: CRYMACHINA | Assista a Opening Movie do novo RPG de ação da FuRyu

Relacionado

Todos se amarram em robôs gigantes: conheça ótimos jogos e séries com mecha para jogar no Switch
  • Lista

Todos se amarram em robôs gigantes: conheça ótimos jogos e séries com mecha para jogar no Switch

22/04/2025
5 indies essenciais de 2024 para jogar no Switch
  • Lista

5 indies essenciais de 2024 para jogar no Switch

21/12/2024
5 Party Games diferentes e divertidos de 2024 para jogar no Switch
  • Lista

5 Party Games diferentes e divertidos de 2024 para jogar no Switch

13/12/2024
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.