
O Nintendo Switch 2 reaproveitará parte da biblioteca do Switch para relançar os jogos “Nintendo Switch 2 Edition”, enquanto outros como Pokémon Scarlet & Violet receberão melhorias de resolução e desempenho através de atualização gratuita. No entanto, sabemos que muitos dos jogos que a Nintendo lançou ao longo da vida do híbrido vieram com probleminhas técnicos pontuais que poderiam muito bem ser resolvidos no seu sucessor, certo?
Pensa nisso, neste artigo, uma parte da equipe NintendoBoy se juntaram para citar jogos não confirmados que poderiam ter upgrade no novo console, e como os mesmos poderiam se beneficiar dos recursos únicos do Nintendo Switch 2. E para você, que não sabe quais os jogos estão recebendo uma versão “Nintendo Switch 2 Edition”, temos um texto dedicado aqui; consulte aqui os jogos selecionados de Switch que serão melhorados no Switch 2 via atualização gratuita.

Hyrule Warriors: Age of Calamity
por Theus Jackson
Muito antes de ter os rumores de Switch 2, quando ainda estávamos curtindo o Switch, existia um jogo que eu já imaginava que podia ser melhorado no novo console. O Hyrule Warriors: Age of Calamity, que é o jogo musou que usa os personagens e mundo de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Por ser um musou, ter quedas de FPS se torna algo normal. Mas como a Koei Tecmo teve que usar a engine de BOTW, que não era preparada para o estilo de gameplay frenético dos jogos Warriors, o fps ficava tão baixo que as vezes estar 2 ou 3fps (eu sei, estou exagerando).

Para a versão do Nintendo Switch 2, eu já ficaria feliz se fosse ajustado a taxa de quadros, no mesmo estilo que foi feito em alguns jogos sem a cobrança extra, e talvez ainda receber o patch de idioma português brasileiro para igualar ao Breath of the wild e Tears of the Kingdom.

Princess Peach: Showtime!
por Juliana Zapparoli
Se Mario pode ganhar jogos melhorados, por que não nossa querida princesa Peach também? Lançado em março do ano passado, Princess Peach: Showtime! trouxe um verdadeiro show de cores e acrobacias, mas deixou a desejar um pouco em performance (não por parte da princesa) no Switch original.

Pois bem, isso pode mudar com uma versão para o Switch 2. Com a nova potência de hardware do console, Peach teria a oportunidade de brilhar por completo, mostrando que ela é digna de uma aventura solo de qualidade.
Com isso, todos os problemas de quedas de quadro, principalmente durante as bonitas cutscenes, finalmente poderiam ser consertados, sem falar nas imagens borradas que ficam nítidas ao jogar no modo portátil. Além disso, talvez teríamos uma correção definitiva aos tempos de salvamento e carregamento excessivos, que, acredito eu, estão mais ligados à idade do Switch do que ao jogo em si.

E, quem sabe, se Peach conseguir uma versão 2.0 em sua aventura solo, Zelda receberá o mesmo tratamento em Echoes of Wisdom. Sonhar não custa nada, né?

Fire Emblem: Three Houses
por João Pedro Vale
Fire Emblem: Three Houses é, sem dúvida, um título que poderia se beneficiar bastante de uma repaginada gráfica no Nintendo Switch 2.

Embora o jogo seja amplamente aclamado por sua jogabilidade e narrativa envolventes, seus cenários deixam a desejar em termos visuais. Com o poder gráfico do novo console, o Monastério de Garreg Mach poderia finalmente receber o tratamento que merece — grandioso, imponente e com uma beleza quase divina, à altura do papel central que ocupa na história.

Da mesma forma, o Abismo introduzido na DLC Cindered Shadows ganharia uma atmosfera ainda mais sombria e opressora, tornando-se verdadeiramente intimidador tanto em visual quanto em sensação.

Pikmin 4
por Luiz Estrella
Há muito tempo, em 2013, perguntaram para Shigeru Miyamoto o que ele achava das televisões em 4K, que estavam se popularizando na época. A resposta foi interessante, Miyamoto disse que Pikmin poderia se beneficiar de uma resolução 4K, possibilitando ver com mais detalhes os cenários e as dezenas de pequenas criaturas lhe acompanhando.
Finalmente, em 2025, a Nintendo irá lançar um hardware que possibilita essa realidade, com o poderio do Nintendo Switch 2, Pikmin 4 pode finalmente rodar em 4K via atualização paga no sistema de upgrade pack. O jogo já é bem bonito no Nintendo Switch original e roda com certa tranquilidade a 30 quadros por segundo, porém, com o upgrade é possível que rode a 60 em uma resolução muito maior, proporcionando uma nitidez que até agora não tivemos na franquia. Fiquei até surpreso em ver que a Nintendo não destacou o game como um dos upgrades nessa primeira leva mostrada na Direct, afinal de contas, Pikmin parece ser o filho favorito de Miyamoto.

Mas quero destacar que resolução e frame-rate não seria o único upgrade. É claro que eles precisam aproveitar essa oportunidade para integrar a função “mouse” ao jogo. Pikmin já teve muitas possibilidades de controle, mas o meu favorito sempre foi o cursor do Nintendo Wii, é o modo mais preciso e permite você mirar os Pikmins exatamente onde você quer. Agora, no Switch 2, existe a possibilidade de fazer a mesma coisa com o cursor do mouse, que também é uma saída bem precisa para mirar.

Bom, senhores, acredito que a necessidade do upgrade está mais do que justificada. Espero ansioso para que em breve a Nintendo anuncie o tão esperado “Pikmin 4K”.

Mario & Luigi: Brothership
por Diego Gomes
A mais recente entrada na saga de jogos Mario & Luigi é, por si só, um grande jogo e eu sinto que alguns vão questionar sua presença nessa lista com base nisso. Afinal, Mario & Luigi: Brothership já é um jogo super bonito e bem feito. Mas eu tenho um único grande problema técnico com ele que poderia ser facilmente resolvido no Switch 2: as telas de carregamento.

Mario & Luigi: Brothership apresenta telas de carregamento que duram de 5 até 10 segundos antes e depois de cada batalha. Eu sei que isoladamente não parece muito, mas esse é um JRPG onde você vai constantemente entrar e sair de batalhas, então esse número vai se acumulando, e com o tempo, isso vai prejudicando o pacing do jogo de forma um pouco grave.

Quedas na taxa de frames também são um problema bem constante do jogo, claro. Num geral, o poder adicional do Switch 2 seria bem útil para criar uma experiência de gameplay mais suave e agradável para o que já é, na minha opinião, um grande jogo.

Xenoblade Chronicles 2
por Vinicius Madeira
Para a pergunta de “qual jogo do Nintendo Switch 2 eu gostaria que recebesse uma edição nova no console novo” eu interpretei mais como “qual Xenoblade Chronicles eu devo escolher”. E com essa dúvida em mente, cheguei a uma conclusão: o segundo Xenoblade!

Apesar de acreditar que todos os jogos da franquia se beneficiariam muito com um hardware superior, eu cheguei a pensar que o que mais necessitava de uma atualização é o 2. O jogo teve um lançamento acelerado para encaixar no primeiro ano do Nintendo Switch, e por isso acaba tendo problemas como erros visuais nas texturas ao carregar uma área nova ou resolução dinâmica.

Com o poder do Switch 2, a questão da resolução dinâmica não vai mais acontecer, mas eu ainda acho que Xenoblade Chronicles 2 precisa de uma atualização, e deve ser gratuita. O jogo já tem DLCs próprias e acho que não tem mais o que adicionar nele sem parecer estar preenchendo algo que já está lotado de coisas diferentes.

Super Mario Bros. Wonder
por Pablo Camargo
Um dos maiores lançamentos da Nintendo nos últimos anos que eu gostaria de ver recebendo uma versão para o Nintendo Switch 2 é Super Mario Bros. Wonder!

Este título não necessariamente precisa de um boost na performance como outros jogos que possivelmente receberão. Claro que ver uma jogatina a 120 FPS seria mais do que satisfatória, mas meu maior desejo mesmo é que essa seja uma oportunidade para trazer mais conteúdo ao jogo que nunca ganhou DLC.

As novidades que Wonder trouxe trazem um leque infinito de possibilidades e ideias que podem ser realizadas, e seria incrível ver uma expansão com novas fases e mais wonder flowers com efeitos absurdos e que pudessem usar de novas features do switch 2, como a jogatina com mouse para algumas fases especificas, alem da adição do gameshare, a jogatina com cameras pelo sistema de chat.

Sushi Striker: The Way of Sushido
por Marcos Vinícius
Um jogo que certamente deve estar fora do radar tanto dos jogadores de Switch quanto da própria Nintendo é o Sushi Striker: The Way of Sushido, de 2018.

Este é um título de batalha de sushi onde devemos comer os alimentos do mesmo padrão e cor que passam pela esteira, somando pratos, e, atirando-os contra o adversário. A ideia se beneficia do uso da stylus na tela de toque da versão de 3DS, porém, no Switch, ele faz uso dos direcionais analógicos, tornando a gameplay mais desengonçada.

O jogo à princípio não possui quaisquer problemas técnicos e sua simplicidade não se aproveitaria tanto de uma resolução maior, embora um FPS melhor não seria uma adição ruim. No entanto, adaptar a versão de Nintendo Switch para o uso do modo mouse do Joy-Con 2 tornaria a experiência mais palatável além de ser o mais próximo da versão de 3DS que, pasmem, é a melhor de se jogar até então.

Pokémon Sword e Shield, Pokémon Legends: Arceus
por Ivanir Ignacchitti
Não é de hoje que os jogos de Pokémon tem sido criticados por problemas de performance e gráficos abaixo do que uma franquia tão lucrativa deveria oferecer. Embora Pokémon Scarlet/Violet e Pokémon Legends Z-A já foram confirmados para receber Nintendo Switch 2 Editions, acredito que os títulos anteriores da franquia também merecem essa atualização.

Em especial, gostaria de ver como Pokémon Sword/Shield ficaria rodando em uma condição melhor, especialmente na Wild Area, que pode ter algumas quedas de performance. Acho o jogo muito divertido e seria interessante poder revisitá-lo com uma performance melhor.
Além dele, o próprio Legends Arceus também poderia ficar ainda melhor no Switch 2. Então torço que também receba melhorias, em vez disso ficar restrito apenas aos dois jogos mais recentes. Resta esperar para ver.

Esses são alguns jogos que parte da equipe gostaria de rejogar com melhorias ou conteúdo extra no Switch 2. E você, quais jogos acha que poderiam se beneficiar do novo console da Nintendo?
- Review | Wings of Endless - 04/06/2025
- Review | Pocket Bravery - 10/04/2025
- Os jogos de Switch que gostaríamos de ver melhorados no Switch 2 - 08/04/2025