Sejam bem-vindos ao primeiríssimo NBoy Awards, a premiação onde a staff do site NintendoBoy escolhe os melhores jogos de 2021 em determinadas categorias!
E como foi nosso critério para tais escolhas? Bem, os títulos foram indicados com base nas coberturas de análises feitas por nós durante o ano de 2021. Como não tivemos a chance de jogar todos os lançamentos do ano, focamos nas análises que pudemos realizar aqui no site, que você facilmente encontra na aba de Reviews, ou no botão de busca! O vencedor da categoria era desconhecido pra você? Então aproveita e dá um confere no texto que fizemos sobre ele! Ainda, o júri, que foi composto pela redação, votou durante as etapas preliminares e eliminatórias até chegarmos nos finalistas que se encontram logo abaixo.
Espero que gostem do resultado, e sintam-se livres para discordar ou incluir algum jogo que tenha ficado de fora nos comentários ou nas nossas redes sociais!
Obs: Clique nas imagens para ser redirecionado à nossas análises.
Nas estrelas
Descrição: Categoria exclusiva para shooters no geral, shoot ‘em up horizonal e vertical, shoot ‘em up bullet-hell, on-Rail, e etc. Títulos inéditos, ports, coletâneas foram considerados.
Finalistas
Vencedor: R-Type Final 2 (Granzella/NIS America)

Novela Mexicana
Descrição: Nesta categoria destacamos os jogos narrativos, incluindo Otoges e ADV’s. Muitos títulos desse gênero passaram pelo site, e abaixo você confere os melhores pela redação.
Finalistas
Vencedor: Famicom Detective Club: The Missing Heir + The Girl Who Stands Behind (Nintendo/MAGES.)

Bons e velhos tempos
Descrição: O Nintendo Switch se destaca principalmente pelos seus relançamentos, seja por parte da própria Nintendo ou de estúdios terceiros. Como 2021 extrapolou de relançamentos por meio de ports, remasters e ramakes, nesta categoria definimos os melhores deles.
Finalistas
Vencedor: Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo)

3 por 10
Descrição: Uma referência ao popular “3 jogos por 10 reais” no camelô, nesta categoria dá ênfase nas populares coletâneas que ano após ano chegam ao Nintendo Switch, e este ano a Koei Tecmo se destacou.
Finalistas
Vencedor: Atelier Mysterious Trilogy Deluxe Pack (Gust/Koei Tecmo)

Brasileirinho
Descrição: Claro que não poderíamos deixar de fora as criativas obras de estúdios brasileiros que brilharam no Nintendo Switch este ano. E convenhamos que tivemos ótimos títulos, mas apenas um deles foi o mais escolhido pela staff.
Finalistas
Vencedor: Kaze and the Wild Masks (PixelHive/SOEDESCO)

Mestre dos Magos
Descrição: O Switch recebeu títulos incríveis de RPG no ano de 2021, e tivemos a oportunidade de cobrir quase todos que atingiram a plataforma híbrida este ano. Abaixo temos os melhores títulos de acordo com nossa staff (note que a categoria é uma das mais quantitativa que as demais).
Finalistas
Vencedor: Monster Hunter Rise (Capcom)

Imaginação
Descrição: Sem mais delongas, “criatividade” é a palavra que define está categoria. Veja os finalistas e vencedor a seguir.
Finalistas
Vencedor: Dodgeball Academia (Pocket Trap/Humble Games)

Independência ou morte
Descrição: Jogos indies são incríveis! Esbanjam originalidade e criatividade, por isso é uma de nossas melhores categorias, com uma seleção de finalistas bem acirrada, mas só há um vencedor aqui no NBoy Awards.
Finalistas
Vencedor: Kaze and the Wild Masks (PixelHive/SOEDESCO)

Era melhor ter ido ver o filme do Pelé
Descrição: Nem só de bons jogos está premiação vive. As “bombas” de 2021 também ganham seu lugar aqui, por isso eis os piores jogos que passaram pelo NintendoBoy.
Finalistas
Vencedor: Balan Wonderworld (Arzest/Square Enix)

Boo
Descrição: Embora não houvesse muitos títulos de terror este ano no Nintendo Switch, decidimos adicionar está categoria devido a algumas experiências interessantes.
Finalistas
Vencedor: Fatal Frame: Maiden of Black Water (Koei Tecmo)

Poder da amizade
Descrição: Jogar com amigos é sempre mais divertido, não é? E o Nintendo Switch recebeu alguns títulos legais este ano para curtir com a galera ou familiares, especialmente nessa época de fim de ano, que temos várias confratenizações!
Finalistas
Vencedor: Monster Hunter Rise (Capcom)

Saikyo-Ryu
Descrição: Jogos muito bons mas que não tiveram o devido reconhecimento, esta é a categoria “Saikyo-Ryu” referindo-se ao estilo de luta de Dan Hibiki de Street Fighter, o qual desenvolveu o próprio estilo com base no que aprendeu com Gouken. “Saikyo-Ryu” na tradução livre seria algo como “o estilo mais forte”, e está categoria é uma alusão ao seu estilo de luta subestimado, assim como os títulos a seguir.
Finalistas
Vencedor: Famicom Detective Club: The Missing Heir + The Girl Who Stands Behind (Nintendo/MAGES.)

Melhor dos melhores
Descrição: Autodescritivo, seria a categoria principal desta premiação, onde determinamos o melhor jogo de 2021!
Finalistas
Vencedor: Metroid Dread (Nintendo/MercurySteam)

- Lançamentos em Mídia Física da Semana — 15/12 a 19/12 | Yooka-Replaylee, BAROQUE-YA e mais - 14/12/2025
- Lançamentos em Mídia Física da Semana — 8/12 a 12/12 | Romancing SaGa –Minstrel Song– Remastered International, Terminator 2D: NO FATE, e mais - 07/12/2025
- Lançamentos em Mídia Física da Semana — 1/12 a 5/12 | Metroid Prime 4: Beyond, OCTOPATH TRAVELER 0, e mais - 30/11/2025






























